ensaio_02

ensaio #02 – (sem título)

DV 4:3. Estéreo. 59 minutos.
Download em breve.

outubro, 2005

O ensaio #02 – (sem título) é a lenta e progressiva construção de um tambor, tambor como metáfora. Este documentário câmera-olho de uma hora mostra a primeira oficina conjunta dada pelos “articuladores” – um efêmero coletivo de coletivos que deu origem ao projeto dos Pontos de Cultura, financiado pelo Ministério da Cultura.

O encontro de duas semanas aconteceu em Teresina (PI), na sede do Movimento do Hip Hop Organizado Brasileiro (MHHOB). Pode-se ver toda a construção das oficinas, desde seu pensar até a fase de execução, e como aí surgiu a base de todas as oficinas que seriam ministradas depois pelo projeto. Em paralelo, aprendemos um pouco sobre a história do MHHOB local, que, como nós, passaram de ocupantes/invasores ilegais de uma propriedade privada a aliados do poder local em projetos voltados para cultura e educação.

Era uma época de certa inocência. O estudiolivre ainda era um coletivo em formação, com um site pior e mais desorganizado do que qualquer blog. As pessoas ainda não sabiam muito bem o que estavam fazendo e, portanto, ouvia-se muito ao outro. Respeitava-se muito.

Isso faz do extra #01 um complemento fundamental. Ele não entrou no vídeo final por uma questão de linha narrativa e de como me fizeram entregá-lo. Ali está o encontro dos articuladores ao final da primeira semana, onde nos perguntamos o que será de tudo aquilo, se as oficinas serão capazes de gerar agentes multiplicadores, se o MHHOB conseguirá manter os tele-centros funcionando. É uma cena histórica.

Até então, editar qualquer coisa complexa em Cinelerra era impensável. Este foi o primeiro vídeo extenso do Brasil a ser editado nele, que à época ainda estava em sua versão 1.2.2. A esperteza aqui foi assumir isso: se editar era uma tarefa dispendiosa, não dava para pensar em qualquer outra parte técnica. Assim, do mesmo modo que as pessoas retratadas construíam seus modelos, as que retratavam construíam suas bases. Talvez isso justifique muitas coisas.



voltar para video

Written by qazav_szaszak

29 de maio de 2008 às 16:53

%d blogueiros gostam disto: