gamer_br

gamer br

DV 4:3. Estéreo. 47 minutos.
Downloads: internacional alta (778MB) e baixa (121MB).
Outros downloads disponíveis no archive.org

maio, 2005

Gamer Br é um documentário sobre a cena gamer brasileira, em especial a do eixo São Paulo – Rio de Janeiro. Em 2004, percebemos que a proliferação das lan houses havia gerado um movimento adolescente muito forte em torno de jogos coletivos, como Counter Strike. Não só eles passavam dias jogando, como grandes empresas haviam percebido isso e passado a patrociná-los.

O gamer comum passou a ser chamado de cyber-atleta, girando em torno deste conceito toda uma discussão de se a atividade poderia ou não ser considerada um esporte. Mais do que isso, estávamos interessados mesmo era em como essa galera, tanto os clãs masculinos como femininos, se sentiam no meio de tudo isso. E como o fenômeno sinalizava a virtualização cada vez mais acentuada do humano.

Fomos atrás de todo mundo: gamers, psicólogos, estudiosos, pensadores, patrocinadores, treinadores, espectadores e torcedores. Lembrar que este resultado saiu a partir de uma equipe de três pessoas chega a ser assustador. A edição é de Pedro Bayeux; Bruno Pozzi e Peterson Lomovtov foram câmeras fundamentais. A banda paulista Mamma Cadela assina a música de abertura, e a trilha sonora é composta por bandas que publicaram suas músicas sob licenças de uso livre.

Este é o primeiro documentário brasileiro a ser licenciado em Creative Commons. Ao final do primeiro semestre de 2008, ele está chegando oficialmente à marca dos 200 mil downloads.



voltar para video

Written by qazav_szaszak

29 de maio de 2008 às 16:54

%d blogueiros gostam disto: