Olhar Contestado

olhar_contestado Olhar Contestado

DV 16:9. Estéreo. 15 minutos.
Download versão 720p.

outubro, 2012

Este documentário aborda um episódio acontecido quase 15 anos após o término da Guerra de Canudos. Com proporções e significado semelhantes, a Guerra do Contestado conflagrou-se numa região do sul do Brasil cuja posse era disputada pelos estados do Paraná e Santa Catarina. Numa extensão de terras equivalente ao Estado de Alagoas (25.000 km2), durante mais de quatro anos, entre 1912 e 1916, uma população estimada em 20.000 sertanejos enfrentou as forças do governo e do coronelismo predominante na região, num conflito que chegou a envolver 80% do Exército Brasileiro.


No término do conflito, Paraná e Santa Catarina assinaram um acordo estabelecendo definitivamente suas divisas. E foi no apogeu de tais lutas que pela primeira vez na história do Brasil as massas camponesas manifestaram a clara consciência da necessidade de garantir seu “direito de terras”.

A animação de câmeras virtuais sobre registros fotográficos, ilustrações e desenhos rotoscopiados sobre documentários da época, fornecem os elementos visuais necessários para a reconstituição minuciosa dos locais, personagens e eventos do conflito. As principais fotografias utilizadas são de Claro Jansson, fotógrafo contratado pela Madeireira Lumber, que registrou passagens fundamentais daquela que ficou conhecida como “Guerra Santa do Sul”.

Além do importante caráter histórico/documental, o filme se destaca pelo fato de ser aberto (filme e fontes disponibilizados livremente) e ter sido produzido com ferramentas livres.

Direção: Fabianne Balvedi
Roteiro: Fernando Severo
Produção: Fabianne Balvedi
Produção Executiva: Alessandra Haro, Fabianne Balvedi
Direção de Arte: Luciane Stocco
Trilha Sonora: Jean Gabriell
Animação: Daniel Trezub
Edição: Flávio Soares, Gustavo Mattos, Alexandre Faria
Edição de Som: Sanjai Cardoso
Entrevistados: Dorothy Jansson , Nilson Cesar Fraga , Paulo Moretti , Rafael Bezerra


voltar para video



Written by qazav_szaszak

26 de setembro de 2013 às 15:59

%d blogueiros gostam disto: