onde estivestes de noite

onde estivestes de noite?

DV 16:9. Estéreo. 81 minutos.
Download: resolução alta (730 MB).

fevereiro, 2008

Onde estivestes de noite? é uma peça dos formandos em teatro do curso Artes do Corpo (PUC-SP) em 2007. O texto é uma montagem de obras de Clarice Lispector; a coordenação é de Cassiano Quillici.

O principal desafio em gravar uma peça de teatro é a luz, não só pelo nível de contraste não ser próprio para vídeo como porque a saturação das cores muitas vezes, quando relacionada ao primeiro fator, ultrapassa a capacidade dos CCDs da câmera. Com isso, passei uma semana inteira pesquisando como corrigir – ou, ao menos, contornar – um velho problema: o vermelho ultra-saturado.

Descobri que o ideal era decompor os canais RGB e dar uma desfocada bem de leve só no vermelho. Nota-se, pelas imagens, que mantive a predominância avermelhada da fotografia na peça, ainda que talvez fosse mais “correto” corrigir um pouco a cor. Algo que, em verdade, aprendi a fazer direito só depois de editar este vídeo.

Recentemente gravei outra montagem de teatro, com os mesmos problemas. Tentei ao máximo não deixar as luzes estourarem, expondo a imagem priorizando os tons mais altos ao invés dos médios (e deixando estourar o resto). Infelizmente, não serei eu o editor, então não sei bem os resultados…


voltar para video

Written by qazav_szaszak

28 de maio de 2008 às 16:35

%d blogueiros gostam disto: